terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Wien

Olá,

Bom, como foram os 3 dias em Viena? Simplesmente sensacionais.

Nossa viagem começa no sábado, mais especificamente as 5h da manhã. Saímos do pub e fomos direto para o flat buscar as bagagens e ir para a estação de trem. Nossa aventura começa aí, ao sair e casa, Eugênio me avisa que teve um problema com o metrô próximo a seu flat e que nos encontraria no embarque os trens com algum atraso, não imaginávamos que este atraso seria chegar a 2 min do trem partir. Após aquela correria dentro da estação, finalmente nossa viagem se inicia.

Após longas 5h de viagem, finalmente estamos em Viena! Vamos logo deixar nossas malas no hostel e curtir a cidade. Mas onde é o hostel? Sim, temos algumas historias a contar. Chegamos na cidade sem ter o endereço do hostel, mas resolver isto foi fácil, difícil foi conseguir comprar os tickets do metrô! Depois de uma pequena aula de alemão para tentar entender o nome das estações, finalmente chegamos no hostel e pudemos deixar nossas coisas no quarto. Daí outro situação, check-in feito reservas para 4 pessoas em cada quarto, mas ao chegar em nosso quarto, nos deparamos com 2 japoneses deitados no mesmo e descobrimos que os quartos são para 6 pessoas e que a primeira noite de nossa estadia eles ficariam em nosso quarto, mas tudo bem, é véspera de Natal, vamos comemorar.

Com um frio de cortar a alma, vamos até a praça central tentar conhecer um pouco da cidade e procurar algum lugar para jantar. Poucos restaurantes abertos e com os poucos restantes lotados, esperamos um pouco até que fôssemos atendidos, ainda bem que Joan e Vitor foram nossos tradutores para a comunicação em alemão. Foi um jantar muito bom, e confesso que bateu aquela saudade tremenda da família por passar o primeiro Natal longe de casa, mas em pensamento ainda estivemos juntos.

Para comemorar o Natal, fomos em uma festa na Prater Dome, e contrariando o que tinham nos falado, conseguimos encontrar o lugar com certa facilidade, e é um ótimo lugar para se divertir em Viena! E sim, novamente pode-se comprar Caipirinha e sim ouvimos novamente a música 'Morro do Dendê'. Voltamos ao hostel e finalmente pudemos descansar de toda a longa jornada.

Acordamos e logo seguimos jornada para conhecer a linda cidade de Viena. Logo nos primeiros passos na cidade, pudemos experimentar o que estaria por vir: frio, muito frio. Apesar da temperatura estar mais alta do que em Praga, os ventos em Viena não estavam amigáveis, o que fez com que a sensação térmica ficasse abaixo da casa dos zero graus. A cada monumento histórico era um sacrifício tirar levantar as mãos para segurar a câmera ao tirar fotos. Apesar do frio, vimos lugares simplesmente sensacionais como a Karlskirche, o Secession e o Palácio de Holfburg, nossa última parada do dia, onde tivemos que interromper o passeio pois realmente estava muito frio! Mas, para esquentar um pouco, antes de voltar ao hostel, provamos algumas iguarias típicas de Viena, e sim a comida lá é muito gostosa.
 Palácio de Holfburg

No dia seguinte, continuamos nosso city tour, desta vez mais bem agasalhados e bem preparados para o tempo da cidade. Conseguimos cumprir todo nosso cronograma para o dia, conhecendo lugares incríveis como o prédio do Parlamento, a Praça dos Museus, e as lindas igrejas tal como a Stephansdom. O dia não poderia terminar melhor do que com as belíssimas imagens do deslumbrante Palácio de Schonbrunn, imagens estas que por si só fazem qualquer viagem a Viena valer a pena.
Parlamento

Em nosso último dia na cidade, fomos presenteados com um lindo sol, onde pudemos desfrutar da bela paisagem do Belvedere. Ainda, fomos surpreendidos em nosso caminho para o Rio Danúbio, pela praça México e sua bela igreja, que não se encontra destacada em nenhum mapa turístico da cidade, mas que tem toda sua beleza e sim, deve ser visitada. Já nas margens do Danúbio, tiramos algumas fotos e nos preparamos para a ida ao Prater, o parque de diversões da cidade, onde se encontra a roda-gigante, um dos pontos turisticos da cidade. Durante o caminho até o parque, parada de 5 min para que eu e Vitor pudéssemos mostrar um pouco da habilidade do futebol brasileiro para uns garotos na praça.

Belvedere

Mais um dia termina, e aos pés da Weiner Riesenrad nos despedimos de Viena.

 EDISON em Viena


Boa noite!

Finalmente é sexta...

É,

Finalmente é sexta. Último dia com os nossos alunos da Student CZ, porém hoje foi um dia diferente:

Todos os trainees agitados e arrumando todas as coisas coisas para a viagem de Natal, nos encontramos em nosso escritório como sempre para que fossemos almoçar juntos e acabar de decidir todas as coisas.

A atividade de hoje era fazer uma integração com os alunos, então, no final da tarde fomos com os alunos para um pub na cidade, e ficamos por lá quase que a noite toda. Entre conversas e risadas, pudemos conhecer mais os alunos e também um pouco das suas diferentes culturas.

Voltando pra casa, agora é a hora de concentrar na viagem de Natal, somente temos tempo de pegar nossas malas e já ir para a estação de trem. Viena nos espera!

Boa noite!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

"Greek guy..."

Привет! Как дела? (Olá, tudo bem?)

Bom, nos ultimos dois dias as tarefas na escola continuaram. Ontem o objetivo era criar uma discussão sobre algum tema polêmico, para que os estudantes pudessem argumentar e expressar suas opiniões em sala. Nos encontramos em nosso "escritório" como sempre e definimos nossos objetivos e tópicos para a apresentação do dia.

Tudo pronto, seguimos para a escola e desta vez, misturamos as salas para que a discussão se tornasse mais interessante. Desta vez, trabalhei junto com Nathália, Kith e Carla, e iniciamos as discussões sobre Globalização, mais especificamente dos prós e contras das redes sociais virtuais e de como o mundo virtual pode nos ajudar a quebrar alguns esteriótipos.

Os alunos se interessaram pelo assunto e começaram a discutir bastante sobre o mesmo, tornando a aula ainda mais empolgante. Conseguimos atingir nossas metas, e tivemos vários bons argumentos de ambas as partes.

Depois das apresentações fomos com Oxy e Paýa em um restaurante, e o dia termina com todos os trainees muito empolgados pois finalmente decidimos o que será do nosso Natal! (Mas esse é tópico para os próximos dias)

Já aproveitando o post, hoje o dia foi bem divertido e bem parecido com o de ontem. Também nos encontramos no 'escritório' e decidimos as diretrizes para o trabalho de hoje. O tema é Teamwork.

Fomos para a escola e iniciamos nossas apresentações com jogos e atividades divertidas, que nos renderam muitas risadas. Desta vez, trabalho junto com Eugênio e Joan, e entre outras coisas, imagina como é fazer uma mímica de um "Garoto grego dançando strip-tease em um hospital pisiquiatrico com um coelho na mão", ou um "Astronauta Coreano fazendo compras de natal em uma loja de presentes na Africa"!

É, amanhã tem mais!

Boa noite!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Presentation Skills

Olá!

O segundo dia do Projeto EDISON começa. Hoje o assunto será habilidades de apresentação. Enquanto parte os trainees estão se preparando para as apresentações, Victor e eu estamos ajudando Nathália a se mudar de flat. Depois de carregar as bagagens, todos estamos prontos para discutir os tópicos da apresentação de hoje.

'Presentation Skills'. Discutimos entre os trainees e foi decidido que basicamente passaremos aos nossos alunos o mesmo treinamento que tivemos há alguns dias atrás, de forma bem divertida e interativa. Com tudo acertado, seguimos novamente para a Student Cz e iniciamos nosso trabalho.

Chego em minha sala, e desta vez irei ficar todo o tempo sozinho na mesma com os alunos, e para 'quebrar o gelo' faço a velha brincadeira de dizer aos alunos que estava lá para ministrar aulas de cálculo e física. Eles não conseguiram esconder a cara de desânimo, muito menos a de espanto ao colocar algumas fórmulas no quadro. Tudo brincadeira, começamos a falar sobre as habilidades e a importância de se realizar uma boa apresentação.

Contrariando o que eu havia pensado inicialmente, todos de minha sala se mostraram bastante interessados durante toda a apresentação, fazendo perguntas, tomando suas notas, tirando dúvidas e participando ativamente em todas as atividades. Confesso que no começo estava um pouco ansioso por apresentar este tipo de treinamento pela primeira vez, mas com os alunos sempre interessados participando de todas as etapas, tudo correu muito bem e o nervosismo e a ansiedade não demoraram a passar.

Nem percebi o tempo da apresentação, mas consegui passar tudo o que havia programado e espero que eles tenham gostado do que foi passado hoje e de que suas habilidades de apresentação tenham melhorado de alguma forma. 

Após as atividades na escola, paramos em nosso novo escritório, uma Starbucks perto de uma das estações de metrô, para definir as diretrizes das apresentações de amanhã, bem como nos programar para o Natal. 

Ficamos admirados com a quantidade de velas acesas em uma dos monumentos da cidade, uma simples homenagem do povo tcheco para o primeiro presidente do país que faleceu há alguns dias.

Monumento da cidade rodeado por velas

O dia termina com um anúncio do que podemos esperar nos próximos dias: neve! Começa a nevar em Praga, e pela primeira vez pudemos ver da sacada de nosso flat, a rua toda branca e os carros cobertos de neve!

Amanhã voltarei com as atividades na escola, porém com outra atividade mas este assunto é para amanhã!

What do you know about Brazil?

Olá,

Finalmente chega o primeiro dia de EDISON! Como o próprio nome diz: Education, Drive, Internationality, Students, Opportunity e Network. 

Nosso dia começa na mesma correria de ontem, tentando terminar toda a apresentação de hoje e já pensando também na de amanhã. Com tudo pronto (ou quase tudo, daí entra o jeitinho brasileiro de improvisar) seguimos para a escola Student Cz, um tipo de cursinho para alunos de outras nacionalidades (em sua maioria vindos da Russía, Ucrânia e Cazaquistão) que desejam ingressar em uma universidade tcheca.

As apresentações começam com uma breve introdução sobre a AIESEC Praha, ministradas pelos próprios coordenadores do projeto e logo em seguida começamos a nossa apresentação. Fomos divididos em 5 salas de aula, cada uma com uma media de 10 alunos, tendo um brasileiro em cada sala e com Joan e Kith fazendo suas apresentações em cada sala, para que todos pudessem receber informações sobre os 3 países.

Em minha sala haviam 8 alunos, sendo deles 6 da Rússia e 2 do Cazaquistão. Pavlína começa a apresentar nosso projeto aos alunos e logo em seguida Kith ministra uma apresentação muito divertida sobre Hong Kong. Em seguida, começa a apresentação verde e amarela. Logo de cara, confirmo o que todos havíamos pensado. 

Peço para que os alunos escrevam em um pedaço de papel as 3 primeiras palavras que lhes vem à cabeça quando o assunto é Brasil. E as respostas foram as mesmas: Futebol, Carnaval e Praia. E então segue a apresentação: 'But Brazil is not ONLY this'. 

Joan, mais tarde chega em minha sala, e tenho que fazer uma pausa para que ela mostre toda sua origem latina para a sala, com os costumes e tradições de Porto Rico.

Tudo correu muito bem, todos os trainees fizeram suas apresentações perfeitamente e claro que eu, o Eugênio e a Oksana, não pudemos deixar de passar em todas as salas e 'atrapalhar' todas as apresentações fazendo brincadeiras, piadas e interagindo com todos os alunos. It's the brazilian way of life.

Logo no primeiro dia de apresentações conseguimos experimentar diversas situações que o programa nos proporciona e deseja que passamos. Pudemos quebrar alguns esteriótipos em relação a nossos países, bem como conhecer um pouco mais da cultura de outros países e quebrar nossos esteriótipos também.

Espero que todos os dias de trabalho sejam assim!

What do you know about Brazil?

Agora é hora de preparar as apresentações de amanhã!

Děkuji!


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Work hard, party harder!

Dobrý den!

É, o dia hoje foi bem cansativo! Tivemos que fazer nossas apresentações sobre nossos países, mas tudo correu bem. Passamos mais de 10h nos programando para as apresentações de amanhã. Apesar de cansativo nos divertimos muito. Todos os membros do Projeto EDISON estavam presentes. Lukáš, Sasha, Oksana, Honza e Pavlína estavam lá para nos ajudar, foi muito divertido! Fizemos alguns jogos como tentar traduzir o que os outros estavam falando em tcheco, cantonês e espanhol. É muito mais difícil do que parece!


Boa noite!



More trainings...

Hello!

Today we improved our presentation skills, Martina has teached us a lot of things!

It was really funny at the office.

On night, Oxy brought us to a pub, Aloha, we had a lot of fun there with the right to win t-shirts for participating in a kind of 'promoting'. And belive me, we have listened to the music of the movie 'Tropa de Elite' and yes, they have Caipirinha at the bar!

Alex, Oxy, Eugênio, Vitor

Eugênio e Oxy

Let's go guys! The project will be starting soon!

Trainings

Ahoj,

É, os dias de turista acabaram, hoje iniciamos nossa preparação para as apresentações da semana que vem. Aneta liderou os treinamentos hoje, apesar de cansativo o dia hoje foi muito divertido. Tivemos a oportunidade de nos conhecer melhor e rir bastante!

#1 dia de treinamento

A noite comparecemos na festa de final de Natal da AIESEC Praha, conhecemos vários AIESECers além de ensiná-los como dançar forró e algumas músicas sertanejas!

Eugênio, Oksana e Kith

Esperamos estar todos preparados para começar o projeto na próxima semana!

See you!

Sex Machines Museum?

Hello!

Mais um dia de turista em Praga, conhecemos mais um pouco da cidade, agora tendo Sasha como nosso guia. Ficamos com ela durante um bom tempo, e mais no final da tarde tivemos o dia 'livre' e pudemos conhecer a cidade somente os trainees do projeto. Entre shoppings, Hard Rock Café e praças, descobrimos a existência de um Museu de Máquinas de Sexo! Um bom lugar para se visitar em Praga! Fica a dia!

Sex Machines Museum

Como os tchecos gostam de tomar cerveja (a cerveja aqui é mais barato que água, isso é sério!), mais a noite fomos para outro pub e, finalmente encontramos Nathália, a última brasileira do projeto ao chegar. Acredita que ela estuda em Franca? Mundo pequeno, Franca vai dominar o mundo!

Boa noite!

"Promiňte, Kde jsou toalety?"

Bom dia Praga!

Começa o primeiro dia na cidade e já chegamos atrasadso no ponto de encontro com Lukáš, o coordenador de nosso projeto e com os outros trainees. Quando os tchecos marcam um horário, eles são pontuais! Mas bom, para o primeiro dia, nada demais atrasar alguns minutos.

Programação do dia: conhecer a cidade. Iniciamos nosso tour por Praga seguindo Lukáš e tentando aprender como iremos nos locomover usando o transporte público daqui, que funciona muito bem, mas os nomes são um pouco mais complicados quando comparados a  simplesmente pegar um trem da Luz para a estação Pref. Celso Daniel.

As edificações medievais demonstram a origem da cidade e não demoramos muito para nos encontrar-mos com nossa guia Pavlína no centro da cidade. Paja nos mostra os principais pontos turisticos, também os mais bonitos da cidade tais como a Old Town Square, a Charles Bridge, além de nos levar para comer Trdelnik e outros pratos tchecos muito bons!

Trainees e Pavlína

O dia termina com algumas risadas em um restaurante, com Paja tentando nos ensinar algumas frases em tcheco, e comigo tentando perguntar para a garçonete como ir ao banheiro nesta lingua. Até que me saí bem, apesar de não ter entendido nada do que ela respondeu, somente o 'downstairs' ao final da frase, já que a minha cara não escondia que eu não estava entendendo nada do que ela estava falando!


Děkuji!

Dobrou noc.


Ahoj!

Alguns me chamariam de louco, mas sim, em menos de uma semana e com uma correria imensa finalmente consegui deixar tudo pronto para a viagem, claro que com aquele frio na barriga de viajar sozinho para um país que você nem sabe como falar oi ou o que se esperar ao chegar lá.

Depois de algumas horas esperando no aeroporto, começa a jornada de 18h até o aeroporto de Ruzyne em Praga. Admito que a saudade da família e dos amigos bate assim que se entra no avião, mas as malas estão prontas e não tem mais volta. A viagem começa.

Lembro da minha preparação cultural semanas antes da viagem, nela diziam que eu poderia esperar por um grande choque cultural, não demora muito para que isto aconteça: as duas pessoas sentadas ao meu lado no avião são da Romênia!

Depois de várias horas de voo, de ver pessoas com medo de turbulência e de comer bastante no avião, finalmente hora da escala em Paris. Claro que me perdi no aeroporto, mas não fui o único. Por sorte, encontro um grupo de brasileiros também estavam na mesma situação que eu e logo conseguimos encontrar nosso portão de embarque e seguir viagem.

Apesar do atraso do voo, foi tudo tranquilo e finalmente Praga! Falando em choque, pior do que o choque cultural, é o choque térmico! Sair do Brasil com mais de 30 graus e chegar numa cidade com 4 graus é muito estranho! Ao chegar no aeroporto, Pavlína estava a minha espera e não demorou muito para que o Vitor, outro trainee brasileiro, chegasse. 

É estranho quando as 16h começa a escurecer, mas começamos nosso tour pela cidade e pudemos ver como é linda a cidade de Praga durante a noite! Fomos então ao encontro dos outros trainees e para nossa apresentação durante uma reunião do escritório da AIESEC deles. Tive a oportunidade de conhecer os outros treinees e que irei conviver durante as próximas 6 semanas: Joan (Porto Rico), Carla (Rio de Janeiro), Eugênio (Fortaleza), Kith (Hong Kong) a além do Vitor (Maringá) que já havia conhecido, além de conhecer todos os membros do projeto EDISON. Só não tive a oportunidade de conhecer a Nathália (S. José dos Campos) que não havia chegado ainda. Todos muito divertidos.

Vitor e Eu

Depois de uma longa reunião e de um jantar típico da Rep. Tcheca, finalmente Vitor e eu fomos para o nosso flat, e finalmente pudemos descansar, terminando assim nosso primeiro dia em Praga!

 Vitor, Kith, Eugênio e Joan
Eu realmente não sei o nome disso, mas é muito bom!