Olá,
Bom, neste post vou tentar resumir como foi nosso final de semana.
Destino escolhido: Bratislava na Eslováquia
Nossa viagem começa não muito diferente da última vez que fomos para Viena: correndo na estação. Chegamos faltando 5 minutos para que o ônibus deixasse Praga, mas tudo certo, conseguimos embarcar. Logo percebe-se a diferença entre viajar de ônibus por aqui e no Brasil. Longe de Cometa, o ônibus daqui oferece entre outras coisas alguns snacks para a viagem bem como internet sem fio e outras comodidades e sim, fui e voltei para Bratislava pela metade do preço cobrado pela Cometa pra ir de São Paulo a Franca.
Depois de 4 horas de viagem e alguma turbulência na estrada (sim, o ônibus chacoalhou pra caramba, não sei o porque mas foi difícil tirar um cochilo durante o trajeto) finalmente chegamos a capital eslovaca. Ao desembarcar, estivemos um pouco 'perdidos' para encontrar onde poderíamos comprar tickets de transporte público, mas uma senhora muito simpática e que mal falava inglês tentou nos ajudar e mesmo que com gestos nos indicou o caminho a seguir. Daí para chegar no hostel foi fácil, deixamos as malas e partimos para dar voltas na cidade.
No caminho, encontramos um pequeno grupo de brasileiros e logo descobrimos que se tratava de alguns rostos conhecidos, um amigo de Vitor, e Camila e Carol que fazer facul na UFABC. Aí sim, estávamos em casa!
Partimos para o Free Tour pela cidade, e o que parecia mais um daqueles pacotes da CVC: Brasileiros em Bratislava, havia mais de 15 brasileiros só naquele tour. Conhecemos alguns pontos turísticos, ouvimos um pouco da história da antiga Tchecoslováquia, e do país após a separação da Rep. Tcheca, enfim muito interessante.
Brasileiros em Bratislava
Ao andar pela cidade, cuidado com os homens nos bueiros, paparazzi ou até mesmo com o Napoleão!
Depois deste tour, aproveitamos para continuar andando pela cidade, visitar algumas lojas e claro, parar para tomar um café no final da tarde. Mais a noite, experimentar pratos típicos da eslováquia e em seguida, reunir todos em um pub para jogar conversa fora.
O que você faz quando todos querem sair do pub e ir para alguma boate? Segue todos, fomos então a procura da The Club, uma das mais famosas boates de Bratislava. Chovia, estava frio e ventando, mas mesmo assim fomos a sua procura. Com o endereço em mãos e com o Google Maps, conseguimos nos perder. Não havia letreiros grandes, muito menos luzes perto de onde seria a boate. Depois de rodar em círculos alguns minutos, finalmente conseguimos encontrar a casa, e sim valeu a pena! Na volta percebemos que não estávamos longe de nosso hostel e aí sim, vimos o tamanho da volta que demos para chegar a boate.
No segundo dia na cidade, Vitor e eu saimos para tirar fotos. Passamos por vários pontos túristicos e o final da tarde não podia ser melhor. Fomos até a UFO tower, sim parece um disco voador, um observatório em cima de uma das pontes da cidade de onde se consegue um raio de visão de até 100km! Além de uma bela visão da cidade, fomos coroados podendo ver o por do sol de um lado e prestigiar a lua nascendo de outro. Imagem que valeu toda a viagem.
Ao voltarmos para o hostel, nos despedimos dos brasileiros que nos acompanharam durante o final de semana e começamos a nos programar para a noite de domingo. O que tem para se fazer na capital da Eslováquia num domingo a noite? Absolutamente nada! Após andar algumas horas na cidade, voltamos para o hostel e fim de noite.
O dia começa cedo e logo fomos visitar o famoso Castelo de Bratislava. Mais uma vez, vimos belas paisagens da cidade e mais uma vez nos deparamos com um monumento em reconstrução, sendo assim não foi possível entrar dentro do castelo, mas só de estar lá já valeu a pena.
Depois de andar algumas horas, a pausa para o almoço. É engraçado quando você não entende nada do que está pedindo no restaurante, mais engraçado ainda é quando a garçonete te serve uma sopa de graça e você não sabe que é de graça, e fica ali sem comer porque acha que terá que pagar por ela.
Bom, histórias a parte, o mais um dia se vai, e temos que retornar a Praga.
Boa noite!